Direção defensiva: qual seu papel para um trânsito mais seguro?

O ato de conduzir um veículo de modo a evitar acidentes, independente das condições adversas ou de ações imprudentes de outros motoristas é o que caracteriza uma direção defensiva. É importante sempre dirigir com cautela e cuidado, pela sua vida e dos outros que utilizam a via. Mas você sabe quais atitudes pode tomar para fazer a sua parte? Confira!

 

Evite se distrair quando estiver ao volante

A atenção total ao que acontece a sua volta pode ser crucial para evitar acidentes, não somente nos dias de chuva. Manter os olhos sempre em movimento, verificando os espelhos retrovisores e as condições à sua frente são ações que devem acontecer com frequência. Não busque por objetos dentro do carro ou use o celular, seja para falar ou digitar alguma mensagem. Se outro veículo mostrar sinais de condução agressiva, reduza a velocidade para evitar ficar próximo a ele. Esteja atento também com relação aos pedestres, ciclistas e animais ao longo da via.

 

Mantenha uma distância segura do carro a sua frente

Quanto mais rápida é a velocidade do veículo, mais tempo ele leva para frear completamente. Se a distância entre o seu carro e o carro da frente não for suficiente para a frenagem, acontecerá uma batida. Por isso, é preciso sempre manter uma certa distância para, em situações de emergência, conseguir desviar e evitar uma colisão.

Um bom parâmetro é conseguir enxergar o pneu dianteiro do veículo que estiver na sua frente.

 

Tome cuidado nas ultrapassagens

Os acidentes mais graves geralmente acontecem por colisões frontais durante tentativas de ultrapassagem. Assim, é importante seguir alguns cuidados: sinalize com a seta, dê um toque na buzina, observe pelo retrovisor se não há outro veículo te ultrapassando e acelere em marcha forte para seguir mais rápido. Só volte para a faixa normal quando puder enxergar o veículo ultrapassado no retrovisor.

 

Atente-se à aquaplanagem e ao óleo na pista

Em dias de chuva, esses são os fatores campeões de acidentes. Quando se deparar com esse tipo de situação é importante saber como agir: não freie o carro. Apenas tire o pé do acelerador, mantenha as mãos firmes no volante e deixe o carro “furar” a água ou passar pelo óleo.

 

A Engetubo tem como dever informar e alertar sobre temas como este. A direção defensiva é um dever de todos os cidadãos: faça a sua parte e pratique uma direção segura!

 

Leia também: Ampliação de rodovias: nova norma chega ao Brasil

2018-05-18T16:31:15+00:00 18/05/2018|