Pré-moldados x Pré-fabricados: qual a diferença?

A modernização dos processos de construção civil faz com que a procura por materiais práticos e econômicos cresça cada vez mais. É nesse ponto que os pré-moldados e pré-fabricados se tornam uma boa solução. Além de reduzirem os custos com materiais e mão de obra, eles também diminuem o tempo de execução.

Embora a nomenclatura seja semelhante e ambos sejam produzidos fora do local no qual serão utilizados, os dois apresentam algumas diferenças estabelecidas pela normatização NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas. Entenda:

 

Pré-fabricados

Os elementos pré-fabricados necessitam de mão de obra especializada e do auxílio de máquinas e equipamentos adequados em todas as etapas do processo. Isso porque são produzidos em instalações industriais sob condições controladas e inspecionadas até a montagem no canteiro de obra. É importante também que esse material seja registrado com data, assinatura do responsável e tipo de concreto e aço que foram utilizados.

 

Pré-moldados

Os pré-moldados são submetidos a um controle menos rigoroso, uma vez que não necessitam de instalações próprias ou laboratórios. Devem ser produzidos conforme as normas da ABNT (NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento – e NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento), mas são inspecionados por profissionais da própria construtora ou por órgãos fiscalizadores.

 

Vantagens

Como já abordamos aqui em nosso blog, as vantagens competitivas desses materiais são muitas. Além da economia e praticidade, eles possuem maior durabilidade, segurança e geram menos impactos ambientais.

A escolha sobre qual o melhor a ser utilizado deve ser orientada por um engenheiro especializado e levar em conta as circunstâncias de cada obra especificamente.

 

Para conhecer toda a linha de produtos Engetubo, entre em contato conosco!

 

Leia também: Ampliação de rodovias: nova norma chega ao Brasil

2018-05-04T11:05:03+00:00 04/05/2018|